Os alunos de graduação do curso de agronomia (André Vian, Luana Bottezini, Juliete Maria e Sergio Bona), da UFSM - campus de Frederico Westphalen, juntamente com o 1 mestrado do LAP (Maurício Cherubin) e seus orientadores Prof. Antônio Luis Santi (CESNORS) e Lisandra Della Flora (CAFW), participaram do XXXIII CBCS aborda como tema principal SOLOS NOS BIOMAS BRASILEIROS: SUSTENTABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
A escolha por esse tema se deve à importância de discutir assuntos como a sustentabilidade frente às mudanças climáticas, dentro dos biomas brasileiros, entre outros. Dentro deste tema central a discussão proposta acontece em diferentes eixos temáticos que são norteadores para as atividades como palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos em sessão pôster e apresentação oral. Os eixos temáticos são: Os biomas brasileiros, com ênfase nos cerrados; uso de resíduos de atividades indústriais e pecuárias como fertilizantes e condicionadores de solo; sistemas integrados e sustentáveis (lavoura-pecuária e agrosilvopastoris); uso eficiente da água e fertirrigação; uso do solo e mudanças climáticas e vice versa; bioquímica dos solos e bioremediação e sustentabilidade ambiental.
Juntamente com a participação no congresso, foi apresentados trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos acadêmicos na região, com os seguintes títulos:
1 - análise multivariada da química do solo EM um pivô central no Estado
do rs MANEJADo COM AGRICULTURA DE PRECISÃO.
2 - influência do segundo ano de aplicação de gesso agrícola na
produtividade da cultura da soja em latossolo.
3 - RESPOSTA DO FEIJOEIRO COMUM À DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE
NITROGÊNIO CULTIVADO NA SAFRA.
4 - HORTO DE PLANTAS FORRAGEIRAS E DE COBERTURA DO SOLO: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA CIÊNCIA DO SOLO.
5 - TOMADA DE DECISÃO EM ÁREAS MANEJADAS COM AGRICULTURA DE PRECISÃO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE MULTIVARIADA.