segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vem ai o II Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas


    A administração Municipal, o Sindicato Rural, o Sistema Farsul, a Universidade de Santa Maria e a Cotrijal, CONVIDAM, a sua empresa para participar do II Congresso Sul- Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, que acontecerá nos dia 24, 25 e 26 de setembro de 2013, no Parque da Expodireto Cotrijal.
    
    A primeira edição do APSUL América realizada no ano de 2011, contou com a participação de 25 empresas ligadas a Agricultura de Precisão, bem como teve em sua programação a apresentação de trabalhos científicos, palestras, painéis e oficinas, com a presença de profissionais do Brasil ( Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso) do Paraguai e Argentina. O público envolvido foi de aproximadamente 7 mil pessoas.
   
    Constatamos assim que o evento Apsul América em apenas 1ª edição foi de grande sucesso, porém para fortalecermos ainda mais a Agricultura de Precisão e Apsul América, contamos com a participação desta renomada empresa.
    
     Não-Me-Toque – a Capital Nacional da Agricultura de Precisão lhes aguarda de portas abertas.
   
 Maiores informações poderão ser obtidas com Jacqueline na Secretaria de Desenvolvimento, pelo fone             (54) 3332-3177      .
    Atenciosamente,
    Comissão Organizadora Apsul América


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Distribuição Precisa de Sementes Stara

 Um palestrante dos estados Unidos, dois professores de cursos universitários de Ciências Agronômicas, técnicos de uma empresa desenvolvedora de sementes e resultados de pesquisas da aplicação da agricultura de precisão preencheram o dia de atividades de quase 600 produtores rurais convidados da Stara.
Nos dias 11 e 12 de junho, os produtores que vieram de todo o Brasil e também dos países vizinhos como, Paraguai e Bolívia visitara as fábricas da Stara em Carazinho (Fundição) e Não-Me-Toque, participaram de dinâmicas e ganharam muita informação sobre a aplicação da agricultura de precisão e sobre o desenvolvimento de novas tecnologias no plantio. Divididos em dois grupos, cada um teve um dia para conhecer a indústria que tem a maior linha de máquinas agrícolas do Brasil e é líder no desenvolvimento de tecnologia em AP.
- Com as restrições em abertura de novas áreas motivadas pelo novo código florestal e pela pressão internacional, o produtor precisa aumentar a produção em volume. Precisamos construir o segundo andar na lavoura e os instrumentos para isso são as tecnologias disponíveis, destacou o diretor Comercial Fernando Trennepohl, na abertura do encontro com os clientes realizado no auditório da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.
Foco do encontro, o sistema de Distribuição Precisa de Sementes, presente nas plantadoras Stara, foi apresentado como uma revolução nos resultados das lavouras, por eliminar falhas no plantio e evitar sementes duplas.

Boas práticas de plantio

    O professor titular da disciplina de Máquinas Agrícolas do Curso de Tecnologia e Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec Pompéia, Edson Tanaka, trouxe todo seu conhecimento para mostrar a influência da precisão no plantio.
Segundo estudos com resultados comprovados, velocidade do plantio, a distribuição e variação de dosagem de fertilizantes e a profundidade das sementes têm grande influência no resultado da produção. Para Tanaka, a diferença que os norte-americanos alcançam em produtividade tem a ver com os equipamentos, já que as sementes oferecem a mesma tecnologia.

Distribuição Precisa de Sementes

    O norte-americano Brad Arnold, diretor comercial da empresa Precison Planting, falou aos convidados da Stara em inglês, com tradução simultânea por Nicole Stapelbroek Trennepohl, sobre o desenvolvimento do dosador pneumático DPS (Distribuição Precisa de Sementes), tecnologia adquirida pela Stara, a qual ajudou a criar.
- É na hora do planejamento da lavoura que se estabelece o ganho, mas não se consegue alcançar o objetivo quando não se tem o equipamento certo – afirmou Brad, explicando a influência das falhas na distribuição, do espaçamento, do dosador.
O equipamento desenvolvido pela Precision Planting - cujo proprietário é um agricultor que sobe nas máquinas para plantar e colher, por isso conhece a realidade da agricultura -  proporciona o que eles denominaram de singularidade de semente. Significa que o equipamento libera apenas uma semente por dosador que é levada com extrema eficiência ao solo.
Brad Arnold concluiu sua apresentação mostrando o sistema pneumático de distribuição precisa de sementes, presente no Brasil apenas nas plantadoras da Stara.
Em outra palestra, técnicos da Pioneer Sementes, mostraram que cada falha no dosador representa uma perda de 125 kg de grãos por hectare. 
Brad Arnold foi mais longe, garantiu que a plantadora da Stara proporciona 16 sacas por hectare a mais que a segunda melhor marca do mercado. A regulagem a vácuo é uma só, não importa o tamanho da semente e oferece uma precisão de 99.5 a 100% de que uma única semente vai cair no dosador e chegar ao solo, enquanto que o dosador mecânico oferece um máximo de 93% de precisão.

Projeto Aquarius

    Dono do maior banco de dados sobre agricultura de precisão da América Latina e, talvez, do mundo, o Projeto Aquarius iniciado pela Stara e parceiros, tem 12 anos de registros de pesquisas e resultados alcançados em lavouras comerciais. A apresentação destes dados, quando os equipamentos de AP ainda eram limitados, foram apresentados pelo professor Dr. Telmo Amado, coordenador do Projeto Aquarius, professor de Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão na Universidade Federal de Santa Maria. 

Visitas e dinâmicas

    Fez parte da programação visitas às unidades das Stara nas cidades de Carazinho e Não-Me-Toque, participação em dinâmicas, onde foi explicado o funcionamento do DPS, suas vantagens e benefícios, além da demonstração no simulador de plantio.
Um churrasco encerrou o encontro animado pelo grupo musical formado por colaboradores da Stara e participação especial da cantora mirim Stela Maris Goellner.


Fonte: Empresa Stara
http://www.stara.com.br/web/index.php?menu=noticias&id=221&language=pt

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Professor da UFSM – Campus de Frederico Westphalen, integra grupo para elaboração de projeto binacional entre Brasil e Alemanha


O professor da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, Engº Agrº Dr. Antônio Luis Santi, participou de um Workshop, nos dias 06 a 08 de junho, em Leipzing – Alemanha, para elaboração do projeto: “Transnational implementation of innovative crop management methods with precision farming in Germany and Brazilian agriculture by using sensors and non-invasive zoning for mapping-overlay (PA_Zones)”. A delegação brasileira, composta por sete integrantes, contou também com a participação de pesquisadores da EMBRAPA Trigo (01), EMBRAPA Solos (01) e EMBRAPA Milho e Sorgo (01), um professor da Universidade Federal de Santa Catarina, um professor da Universidade de São Paulo – ESALq/USP e o sócio-diretor da empresa ARVUS Tecnologia, de Florianópolis/SC. Na Alemanha, a coordenação do projeto está a cargo de pesquisadores do Institute of Land Use Systems – ZALF.
            Esse projeto, na área de Agricultura de Precisão, visa além da cooperação técnico/científica entre os dois países, o intercâmbio de pesquisadores e também de estudantes de graduação e pós-graduação. O governo alemão já acenou para a liberação de 2,1 milhões de euros (algo próximo a 5,5 milhões de reais) para investimentos no projeto. A contrapartida brasileira ainda está em vias de negociações entre pesquisadores e representantes do governo brasileiro.
            “Poder participar de um projeto dessa natureza e estar ao lado de pesquisadores de renome mundial demonstra o potencial humano que temos em nosso Centro (UFSM/CESNORS). Por outro lado, poder coordenar uma das fazes do projeto, com tamanho investimento, é uma grande responsabilidade. Nosso objetivo é tornar a UFSM, Campus de Frederico Westphalen uma referencia na área de Agricultura de Precisão – parece que estamos conseguindo.” Explica o professor Santi.

            Esse projeto de cooperação Brasil x Alemanha na área de agricultura de precisão, estará sendo desenvolvido de 2013 a 2016 e envolve três polos de investigação no Brasil: Região Sul – com áreas experimentais nos municípios de Seberi, Boa Vista das Missões, Dois Irmãos das Missões, Panambi, Cruz Alta, Tupanceritã, Santa Maria, Cachoeira do Sul, São Luiz Gonzaga, Não-Me-Toque, Tapera, Tio Hugo, Carazinho, Lagoa Vermelha e Vacaria; Região Centro – envolvendo áreas nos estados do Paraná e São Paulo; Região Centro-Oeste: áreas experimentais nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
            As estratégias e objetivos estão sendo tratadas desde o mês de abril de 2012 a partir de um Workshop realizado na EMBRAPA Trigo em Passo Fundo. Dentre as metas é tornar a agricultura de precisão mais prática e definir o potencial produtivo possível de ser alcançado nas áreas produtivas tanto do Brasil como da Alemanha. Nesse sentido o que se busca é saber até quantos sacos de milho, trigo e soja são possíveis produzir por hectare e o que se deve fazer para atingir tais metas. A experiência alemã será importante nesse contexto uma vez que as produtividades nesse pais são muito acima das obtidas em condições de Brasil.
            A Universidade Federal de Santa Maria terá um papel importante nas várias fases que compõem o projeto. O que se pode destacar é a coordenação dos experimentos na região sul do Brasil, refinamento de informações geradas na rede do projeto, inclusive as geradas na Alemanha, geração de protocolos (estratégias) para uso pelos produtores, analise econômica dos processos aplicados e treinamento e difusão tecnológica (palestras, cursos, publicações). Gerir sobre uma parte do recurso também será uma das funções do grupo de pesquisadores da UFSM. O projeto deve ser concluído até final de agosto de 2012 e encaminhado a órgãos financiadores na Alemanha para finalização dos tramites e liberação dos recursos.

Delegação Brasileira em Reunião com pesquisadores do institute of Land Use Systems - ZALF

            “O fato de termos propriedades aqui da região envolvidas, com a geração de tecnologias ajustadas aqui para a o Alto Urugauai, alicerçada nos bancos de dados disponíveis nas propriedades (organizada através das pesquisas que geramos), a interação dos produtores e pesquisadores brasileiros e alemães com certeza vai gerar grandes benefícios a agricultura local e, consequentemente maior receita aos produtores e municípios”, ressalta o professor da UFSM e pesquisador em agricultura de precisão Engº Agrº Dr. Antônio Luis Santi.