segunda-feira, 30 de julho de 2012

5 Conferência da Ásia em Agricultura de Precisão


    Como uma iniciativa em pesquisa agricultura de precisão e aplicações na Ásia, a série de Conferências da Ásia a agricultura de precisão têm sido conectando representantes de todos os setores envolvidos na agricultura em municípios e regiões. O programa inclui atualizações da indústria, atividades em organizações e comunidades, e da cidade eventos sociais patrocinados. Toda a conferência tem o foco na troca de informações e exploração de necessidades futuras baseadas na comunidade.
    A primeira conferência foi organizada em Toyohashi Japão, agosto 05-06, 2005, a segunda foi em Pyeongtaek Coréia, agosto 2-4, de 2007, o terceiro foi em Pequim, China 14-17 outubro de 2009.
Ocean Suites
Jeju, Coreia do Sul

3 º Simpósio Internacional sobre a aplicação aérea de precisão


      Nos dias 01 a 03 de Agosto de 2012, em College Station, no Texas - EUA, será realizado o 3 Simpósio Internacional sobre Aplicação Aérea de Precisão, que sera realizada pela ARS APMRU USDA Technology Group aérea Aplicação e Grupo de precisão a aplicação aérea de Trabalho sob CIGR. Onde você terá a oportunidade de conhecer os engenheiros e cientistas de EUA, China e outros países para discutir ciência e tecnologia de interesse comum.  
     O Simpósio irá abordar vários temas importantes relacionados com a aplicação aérea de precisão, incluindo equipamento inteligente para a Agricultura de Precisão, as medições de bordo e no solo, VRT e variável-taxa de aplicação, Medidas gota de pulverização, aplicação do sensor em Gestão In-safra Orientação Variabilidade Auto, ISOBUS e sistemas de GPS. 
     Este simpósio será um fórum para apresentações sobre o estado atual do equipamento inteligente para a investigação agricultura de precisão e aplicações, e outras tecnologias de informação na agricultura. O Simpósio vai facilitar a interação entre pesquisadores, produtores, representantes de empresas de tecnologia, fabricantes de equipamentos, distribuidores de entrada, consultores agronômicos, desenvolvedores de software, educadores e funcionários do governo. Muitos especialistas e professores serão convidados a apresentar-se como principais oradores. Pesquisa original e inovadora será apresentada a partir de vários pontos de vista para melhorar o sistema agrícola de precisão.


11 ª Conferência Internacional sobre Agricultura de Precisão (ICPA)


     A Sociedade Internacional de Agricultura de Precisão (ISPA) realizou a 11 ª Conferência Internacional sobre Agricultura de Precisão (ICPA) em Indianapolis, Indiana, EUA, nos dias 15 julho a 18 julho de 2012.

     Nesta conferência foram abordados assuntos como, Técnicas agrícolas de precisão, tecnologias e suas aplicações, que continuam a crescer em todo o mundo e por isso é a comunidade agrícola de precisão. 11 ª Conferência Internacional sobre Agricultura de Precisão teve público superior a 600 participantes de todo os EUA e de mais de 50 países. O ICPA 11 vai destacar a pesquisa significativa e aplicações em agricultura de precisão, e mostrou tecnologias emergentes e gestão da informação. 

     O ICPA 11 homenageou as realizações de um jovem cientista sênior e com o " PC Robert Young e Prêmios cientista sênior ". Além disso, foi oferecido vários prêmios na categoria estudante de graduação para reconhecer o seu trabalho e incentivar a participação no ICPA.


Os anais do evento, já estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico:       https://www.ispag.org/media/ICPA2012_program.pdf


Atenciosamente,
 
Dr. R. Khosla 
Professor de Agricultura de Precisão, Colorado State University 
Presidente da 11 ª Conferência Internacional sobre Agricultura de Precisão 
Presidente, Sociedade Internacional de Agricultura de Precisão




sábado, 28 de julho de 2012

Homenagem ao Dia do Agricultor

     Por traz do desenvolvimento de uma cidade existe uma força humana no exercício de uma atividade pouco reconhecida, mas de grande importância no dia-a-dia de cada brasileiro. Nem sempre lembrados, eles são responsáveis pela geração de emprego e renda, movimentam a economia e tornam a agricultura competitiva. São os agricultores os responsáveis pelo importante processo de produção de alimentos. O preparo do solo para o plantio, o cuidado com a lavoura, a colheita dos frutos. 
     Pessoas que não tem horário para trabalhar. Começam no batente muitas vezes antes do amanhecer do dia e encerram as atividades quando o sol já se foi. 



     Trabalhadores honestos, que muito se esforçam, sem se cansar de lutar por melhorias no campo, sempre em busca de novas alternativas para o aumento da produtividade.
     Mulheres, homens e jovens que dia após dia, ano após ano, enfrentando todas as diversidades, cultivando suas terras, produzindo, gerando empregos e riquezas vão construindo, em silêncio, a grandeza de um povo. A singular relação entre o homem e o campo. A paixão pelo que produzem, o orgulho da colheita, numa terra em que tudo se planta e cria.
     Valores, que se revelam expressos nas tradições, na cultura e na história. Produtores que empreendem, administram, inovam, que respeitam a terra, que prosperam vendo crescer a vida, em diferentes formas e culturas. Agricultores que buscam conhecimento para aprimorar o trabalho, que se unem para enfrentar as dificuldades, buscam apoio, fazem diferente. Não se deixam abater pelos problemas, ao contrário, seguem em frente no caminho do progresso.     É do suor desses heróis anônimos que sai a energia que movimenta os mais variados segmentos da economia. Graças a eles, temos alimentos em nossas mesas. Os mesmos que produzem o que comemos são os mesmos que também garantem o próprio sustento. Verdadeiros exemplos de vida, responsáveis pelo desenvolvimento do agronegócio. Com o empenho, a determinação e o árduo trabalho de milhares de agricultores, evoluímos cada vez mais, alcançando um pleno desenvolvimento.     O nosso reconhecimento e gratidão a todos que cultivam da terra o pão de cada dia.

Autor: Elton Luiz da VictóriaRepórter TV Câmara


quinta-feira, 26 de julho de 2012

CR Campeiro lança novos aplicativos de tecnologia móvel


     Segundo o Professor Enio Giotto, o Projeto CR Campeiro do Laboratório de Geomática do Departamento do Engenharia Rural e do Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão da Universidade Federal de Santa Maria, dentro do propósito de ampliar a disponibilidade de aplicativos de tecnologia móvel operáveis em plataforma Android para uso nas áreas de agricultura de precisão e de geoprocessamento, disponibilizou para download gratuito no site do Google Play o C7 Planimétrico I.

      O C7 Planimetrico I é um aplicativo desenvolvido para a plataforma Android, que utilizando a API do Google Maps, permite a localização de qualquer área sobre os mapas ou imagens de satélite, e sobre esses possibilita a vetorização de pontos, cálculo de área e perímetro, armazenamento das coordenadas geográficas de latitude e longitude ( graus decimais e UTM – WGS84) em arquivo de texto (GeoTXT) e o envio deste arquivo por email a qualquer destinatário no próprio ambiente do aplicativo.

      No mesmo site estão disponíveis os aplicativos para levantamentos de áreas com o emprego de GPS, geração de malhas de amostragem e outras funções associadas, nas versões em portugues e espanhol, os quais registram até o momento um expressivo número de downloads.

    O Sistema de Tecnologia Móvel do CR Campeiro7 aplicado a Agricultura de Precisão, desenvolvido para a plataforma Android, comprende rotinas de mapeamento e cálculos de áreas, registro de coordenadas geográficas de pontos linhas e polígonos em arquivos texto, estruturação e edição de malha de amostragem, localização de pontos amostrais georreferenciados, registro georreferenciado de atributos qualitativos e quantitativos em banco de dados Sqlite, com a possibilidade de integração com a API do Google Maps.

       Este Sistema gera arquivos de coordenadas de formato GeoTXT, tanto de polígonos como da malha de amostragem.  Os pontos amostrais são armazenados em Banco de Dados, que podem ser lidos no Sistema Desktop para indexar Projetos de Agricultura de Precisão e então gerar mapas. A versão 7.18 que será disponibilizada na próxima semana, já tem a interface de leitura deste arquivo BD.



Algumas imagens dos Aplicaivos




Estes aplicativos estão disponíveis para download gratuitamete no site da Google - Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.crcampeiro&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5jcmNhbXBlaXJvIl0), onde para localizar o aplicativo basta pesquisar Agricultura de Precisão ou Campeiro7.  No nosso endereço ( http://www.crcampeiro.net/ ) há um link para acessar esta página.


Vem ai, mais um grande evento de Agricultura de precisão.

     É com grande prazer que convidamos você a 9 ª Conferência Europeia sobre Agricultura de Precisão (ECPA), a ser realizada em Lleida, Catalunha, Espanha, sob os auspícios da Sociedade Internacional de Agricultura de Precisão (ISPA) ea Universitat de Lleida (UDL ).
   
     Lleida é uma fruta muito doce e importante área de produção de vinho na Catalunha e em Espanha. Infelizmente, Fructiculture Precision ainda está longe de ser adotada em um comercial regular basis.The Universitat de Lleida e, especificamente, a Escola Técnica Superior d'Enginyeria Agrária de Lleida (Faculdade de Engenharia Agrícola e Florestal de Lleida) estão trabalhando no desenvolvimento de instrumentos para PA . Hospedar um evento tão importante como ECPA vai certamente ajudar a nossa região e outras áreas afins para perceber que PA é parte do futuro.
     
     PA é como uma questão importante agora, como quando a primeira a desenvolver no final dos anos 90 80s/early. O tamanho das reuniões ECPA permite focar em temas específicos relacionados com todas as práticas PA enquanto descobre o que os nossos colegas estão trabalhando, permitindo sinergias e cooperação. Além disso, 9ECPA será uma conferência independente como ECPLF e EFITA estão reunidos em outro lugar. Além disso, 9ECPA vai manter os padrões dos seus trabalhos seguindo uma edição precisa e solicitar ao Comité Científico para avaliar cuidadosamente os papéis.
      Este é o site oficial da 9 ª Conferência Europeia sobre Agricultura de Precisão e irá fornecer-lhe todas as informações relacionadas à conferência que se torna disponível. Consulte o site regularmente, para que você não perca nenhuma notícia. .
Site do evento: http://www.ecpa2013.udl.cat/index.html


     


O Comitê Organizador.



terça-feira, 24 de julho de 2012

Integrantes do Laboratório de Agricultura de Precisão – LAPSul da UFSM Campus de Frederico Westphalen participam de evento internacional na Argentina.



            Na última semana, entre os dias 18 e 20 de julho o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária - INTA, sediou o 11o Curso Internacional de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas e o 1º Congresso Valor Agregado na Origem, na Estação Experimental Agropecuária de Manfredi, Província de Córdoba – Argentina. Durante os três dias de evento os participante tiveram a oportunidade de interagir com a temática de agricultura de precisão em diversos espaços, tais como: palestras e conferências com pesquisadores de renome mundial, cursos e oficinas temáticas, exposição e dinâmica de equipamentos e máquinas precisas. O evento contou com mais de cinco mil participantes da América Latina.
            A Universidade Federal de Santa Maria - UFSM participou do evento com uma delegação de 36 pessoas, incluindo professores, mestrandos e acadêmicos de graduação. Dentre os participantes estavam os integrantes do Laboratório de Agricultura de Precisão – LAPSul da UFSM campus de Frederico Westphalen, professor Eng. Agr. Dr. Antônio Luis Santi, os mestrandos Eng. Agr. Maurício Roberto Cherubin e Eng. Agr. Mateus Tonini Eitelwein e os acadêmicos do curso de Agronomia André Luis Vian, Bianca Della Flóra e Geomar Mateus Corassa.
                De acordo com o professor Dr. Antônio Luis Santi “...o evento foi uma ótima oportunidade para ampliar a base de conhecimento no que existe disponível de mais moderno na América do Sul na área de tecnologias para a agricultura. Além das tendências e os direcionamentos da pesquisa científica na agricultura de precisão para os próximos anos, também foi possível interagir com pesquisadores e produtores argentinos”.


Curso de Agricultura de Precisão acontece no Rio Grande do Sul


     Segunda a assessoria de imprensa do Senar RS, o primeiro de seis cursos do programa de treinamentos para produtores rurais em Agricultura de Precisão promovido pelo SENAR-RS vai acontecer entre os dias 23 e 27 de julho, para turmas em municípios da região do planalto central. O  curso de Agricultura de Precisão para Todos, em carater piloto com 16 horas, vai tratar do conceito da tecnologia e quais as ferramentas a serem utilizadas que levam ao caminho da produção que alia sustentabilidade e produtividade. Os eventos acontecem de 23 e 24 em Carazinho, 25 e 26 em Não-Me-Toque, 27 e 28 em Ijuí e de 23 a 28 o treinamento também acontece em Santo Augusto.
     Conforme o chefe da divisão técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, nos treinamentos o produtor terá o que há de mais atual em informação sobre a tecnologia e a oportunidade de, por meio do conhecimento de técnicos do Senar e apostilas, obter informações completas  sobre o tema. “Nossa obrigação é levar essa informação para dentro da porteira e mostrar o quanto a produtividade pode crescer com o uso de uma tecnologia mais apurada” -  destacou o dirigente. Ainda fazem parte da programação do programa outros seis trenamentos que tratam desde a operação de máquinas precisas até a gestão na propriedade.
     SEMINÁRIOS DE AGRICULTURA DE PRECISÃO – Realizado em parceria com o O SENAR Central, serão realizados em todo o Brasil,  entre agosto e outubro, 10 seminários sobre Agricultura de Precisão nas regiões mais produtoras do País.  O objetivo destes eventos é sensibilizar o produtor rural e ajudá-lo a entender que os recursos utilizados para a produção em agricultura de precisão vão além do conhecimento da máquina agrícola, além da importância de participar de treinamentos sobre o tema. 
     A proposta do SENAR é realizar três seminários por semana e atender de 300 a 500 produtores rurais por evento. Previstos para acontecerem em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. 
     De acordo com Victor Ferreira, Gestor de Projetos em Agricultura de Precisão do SENAR, a expansão das tecnologias de AP no País tem ocorrido de forma pontual e sem uma padronização conceitual que balize as ações do tema. “Alguns produtores tem adquirido serviços, máquinas e implementos sem entender como usá-los a favor de uma produção eficiente, com redução na aplicação de insumos e diminuição nos custos de produção”, destaca. O Chefe da Área Técnica do SENAR-RS, João Augusto Telles, e um dos três palestrantes convidados para os seminários e vai falar sobre a importância na formação por meio destes treinamentos.
Conheça os temas dos seminários:
•Agricultura de Precisão – Base conceitual (Ricardo Inamasu)


Agricultura de Precisão – Situação Atual e Tendências Futuras (Prof. José Paulo Molin)

•Manejo de lavouras para alto rendimento - experiências de produtores (Prof. Telmo Amado) 

•Formação Promocional na Agricultura de Precisão (João Augusto Telles, chefe da área técnica no SENAR/RS)



Maiores informações, no site do senar: www.senarrs.com.br


Assessoria de Comunicação do SENAR-RS

domingo, 15 de julho de 2012

Grupo de Alunos do LAP-SUL, participará em evento na Província de Córdoba - Argentina

     De 18 a 20 de Julho Estação Agrícola Experimental INTA Manfredi vai sediar o 1 º Congresso de Origem de Valor Agregado , um mega evento organizado pelo INTA treinamento que abordará a questão do valor adicionado nas cadeias alimentares principais.
    




    O objetivo é criar uma classe de formação espaço mostrando o potencial de produção agro-alimentar de grande parte das linhas de produção do nosso país, sob a necessidade de agregar valor na fonte para aumento dos níveis locais, regionais e nacionais, com mais empregos trabalho, com aumento da renda e maior competitividade para os jogadores em cada cadeia.
    Conforme explicado pelo Sr. Mario Bragachini, PRECOP Coordenador do Projeto, "a Argentina tem uma grande oportunidade para crescer em diferentes cadeias de valor acrescentado no valor da tonelada exportada, na quantidade de trabalho ea distribuição gerada renda igual ", acrescentando que" hoje a Argentina exportou 40 bilhões de dólares em bens manufaturados e commodities, mas pensamos que até 2020 a possibilidade não só é duplo, mas aumentar ainda mais esse número e que este processo permite o desenvolvimento de territórios e municípios, por meio de parques e indústria agro-alimentar, pode proporcionar uma oportunidade para o desenvolvimento eqüitativo e uso da terra. " Bragachini acrescentou: "O Congresso INTA será o âmbito adequado para treinamento e cursos de reciclagem para discutir a forma final e operacionalizar uma rede nacional de parcerias público-privado valor fonte."
    O programa da noite destaque alimentada por especialistas nacionais e especialistas reconhecidos do exterior, que abordarão a eficiência da produção primária para obter o produto final em cada cadeia de valor.
    Uma das seis salas prontas para a conferência será dedicada especialmente a formação relacionada com agregação de valor na fonte nas diferentes cadeias agro-industriais na Argentina. O programa da conferência inclui tópicos como este industrialização espaço associativo e cooperativo, e transformação de grãos em proteína animal, alimentos e outros produtos não alimentares destinados ao consumo humano, fonte alternativa diferente da bioenergia, como o biogás, biodiesel, bioetanol, financiamento alternativo estadual de valor agregado projetos, novas tecnologias, eo impacto ambiental de agregar valor à agro-industriais e parques de bioenergia parques, entre outros.
Em outra audiência serão abordados na colheita e pós-colheita de grãos, forragem e agro-produtos, tais como estágios de produção estratégicos que definem a qualidade da matéria-prima para processos agroindustriais na origem.
     "Queremos que o Congresso seja um espaço onde todos podemos disponível nuclear e socializar, colocar à disposição das correntes e seus referentes, mas também áreas de informação vaga precisava ir em frente no conhecimento do assunto", resume Bragachini, observando que "a respiração é a fonte de valor acrescentado, verticalmente integrada, associativa, segurança, rastreabilidade, captar financiamento de mercado, e muito mais." Com base nestes objectivos fundamentais como o público relacionado com a produção, mas também aos funcionários: "Os prefeitos municipais e outros órgãos estaduais, que têm a capacidade de oferecer vantagens financeiras no Congresso têm a oportunidade de aprender sobre o desenvolvimento projeto e de acesso de produtores numa PME forma associativa para entrar com sucesso o valor acrescentado da produção na fonte. "
     O primeiro Congresso do valor adicionado a origem, será desenvolvido no âmbito do Curso 11 º Internacional de Agricultura de Precisão e Máquina Expo precisa, um encontro de formação reconhecido realizada anualmente pelo INTA Manfredi, que se baseia sobre o projecto da Rede tema. Com relação à formação em Agricultura de Precisão, durante os três dias de trabalho um auditório onde a questão apresentada sobre as inovações e desenvolvimentos relativos à gestão da cultura e entradas como o ambiente, com a rastreabilidade do produto e de processo, através de uma maior eficiência Usando as ferramentas certas para o serviço de agregação de valor na fonte. Operar simultaneamente, além disso, 3 auditórios, que serão realizadas 3 oficinas:. "Gestão de software de mapeamento de produtividade", "análise avançada de mapas de produtividade", "Análise de imagens de satélite" Para realizar essas oficinas é obrigatória inscrição prévia necessária.
     O evento contará com seis locais de treinamento simultaneamente, oficinas específicas, exposição estática de máquinas e no campo mais recente transmissão dinâmica com tela LED gigante.