quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL E UM PRÓSPORO ANO NOVO

      O LAP-SUL, agradece a companhia de todos os seus colaboradores, amigos e leitores de todas as notícias e fatos que aconteceram no ano de 2012  e deseja um FELIZ NATAL E UM PRÓSPORO ANO NOVO, e que 2013 chegue cheio de alegrias, realizações e muitas conquistas a todos. E que a Agricultura de Precisão continue em plena evolução.







sábado, 15 de dezembro de 2012

Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias (SGeA)

   Em maio de 2013 ocorrerá em Botucatu-SP, na Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP, o III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias (III SGeA), o qual contará com a participação de pesquisadores brasileiros e internacionais.
      O Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias (SGeA) é um evento que discute e apresenta as inovações da utilização da ferramenta geoestatística que entre outras coisas trata de variáveis regionalizadas e sua distribuição espacial e temporal. Neste contexto a organização do evento tem por objetivo promover o encontro das comunidades acadêmico-científica de geoestatística e áreas afins.
      O evento oferecerá oportunidades para divulgação dos trabalhos técnico-científicos, trocas de experiências entre profissionais, ampliação do conhecimento da aplicação da geoestatística na área de ciências agrárias e fomento de cooperação inter-institucional.




Fonte: http://www.fca.unesp.br/sgea/

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

GreenSeeker Portátil - nova parceria do LAP

      Uma nova versão portátil do sensor GreenSeeker já está disponível a partir de Trimble. O dispositivo portátil está equipado com o mesmo sensor óptico usado no sistema GreenSeeker que monta em um tractor. O agricultor pode usar o GreenSeeker portátil para medir o vigor de uma cultura.
       Um produtor toma o GreenSeeker portátil para o campo e puxa um gatilho para ligar o sensor, o sensor emite breves explosões de luz vermelha e infravermelha e, em seguida, mede a quantidade de luz refletida de volta para o sensor. A força da luz é um indicador do vigor da planta. O sensor continua a amostrar a área digitalizada enquanto o gatilho é puxado. Quando o gatilho é liberado, o GreenSeeker calcula um valor para a saúde da cultura. O valor é medido em termos de Vegetação por Diferença Normalizada Índice de leitura (NDVI). Quanto maior o valor NDVI é, mais saudável colheita. Uma leitura baixa pode indicar uma aplicação de nitrogênio é garantido.
      O GreenSeeker portátil possui um display digital que é fácil de ler, uma bateria recarregável, o aperto de mão confortável e alta qualidade do sensor.
     O sistema GreenSeeker para um tractor está disponível a partir de Trimble desde 2009. Ele é usado para determinar as taxas de nitrogênio. 
    O LAP-SUL está realizando testes no Brasil com este aparelho a fim de calibra-lo para as condições brasileiras.
Para mais informações, visite www.trimble.com / agricultura 

JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO ESALQ/USP


DATAS DOS PRÓXIMOS EVENTOS
  • 10 a 14/12/12
     A Agricultura de Precisão tende a deixar de ser um tema complicado e misterioso para ser um conjunto de conceitos necessário a muitos profissionais e passa a ser uma requisição do cliente, que deseja incorporar técnicas de Agricultura de Precisão no seu empreendimento. O domínio das ferramentas envolvidas requer certa dedicação, mas oferece ao profissional um novo horizonte que lhe permite agregar técnicas gerenciais inovadoras e incorpora um novo valor ao seu conhecimento e aos serviços que presta. A ESALQ/USP tem se destacado na pesquisa, ensino e extensão nessa área e esse curso é mais uma das ações que visam difundir o tema, tratando-o de uma forma técnica e abrangente, porém sem lhe conferir complexidade desnecessária.

Realização:Departamento de Engenharia de Biossistemas, LEB - ESALQ - USP.
Instrutor:Prof. J. P. MOLIN
Local:
ESALQ/USP, Piracicaba, SP

Público alvo:
     Profissionais, de preferência com formação em nível superior (consultores, técnicos de empresas, produtores) e que atuem em sistemas de produção agropecuários e florestais.

Objetivo:
     Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial, envolvendo o planejamento, a coleta de dados, a geração de mapas e recomendações e a aplicação localizada de insumos, abordando as recentes inovações associadas ao tema.

Programa:
  • Introdução à agricultura de precisão: conceituação,recentesdesenvolvimentos e novas tendências. 
  • Sistemas de navegação global por satélites: GPS, GLONASS e outros sistemas, funcionamento, composição, fontes de erro, receptores, métodos de correção diferencial, utilização de receptores de navegação em aplicações agrícolas, programas computacionais para conexão, carga e descarga de dados. 
  • Sensoriamento direto e remoto: estado da arte em sensores, sensoriamento remoto e suas aplicações para avaliar a variabilidade em lavouras. 
  • Monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo: amostragem para a análise de características físicas e químicas do solo, métodos de amostragem, conceitos básicos de geoestatística para modelagem da variabilidade espacial, interpolações. 
  • Mapeamento da produtividade das culturas: monitores de produtividade, mapas de produtividade, uso dos mapas no gerenciamento das lavouras. 
  • Sistemas de aquisição e processamento de dados utilizando microcomputadores portáteis e programas dedicados. 
  • Sistemas de Informação Geográfica – SIG: definições, SIG para agricultura de precisão, análise e organização de dados em mapas. 
  • Aplicação localizada de insumos: análise de dados e tomada de decisões, estratégias de ação, modos de operação, equipamentos para a aplicação em taxas variáveis. 
  • Uso de GPS como guia para aeronaves agrícolas e aplicações terrestres em faixas (barra de luz), sistemas de esterçamento autônomo (piloto automático).
  • Contato com o mercado: apresentação de produtos, soluções e serviços por parte das empresas do setor.
Carga horária:
      50 h (aulas em sala, exercícios e atividades de campo)
Horário:
     O conteúdo das Jornada de AP é extenso, mas a carga horária é compatível. No entanto, exige dedicação, pois as atividades se estendem por cinco, das 08:00 às 19:15, de segunda a sexta-feira, com intervalos limitados para lanches e almoço.
Material:
      É fornecido material impresso (livro) e cópia de todos os conteúdos apresentados em CD.

  
  
Mais informações sobre inscrições e valores, favor entrar em contato com a FEALQ (www.fealq.org.br), ou falar com a Maria Eugenia (cdt@fealq.org.br ou 19 34176604)