Projeto da UFSM desenvolve aplicativos para Android que modernizam a prática da agricultura de precisão e engenharia florestal
A facilidade que só a tecnologia móvel pode trazer ao manejo florestal em aplicativos gratuitos. Já pensou em captar e exportar informações diretamente da floresta, usando apenas um celular?
Essa inovação está disponível, graças a um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria – o CR Campeiro.
O projeto coordenado pelo Prof. Dr. Enio Giotto, do Departamento de Engenharia Rural do Centro de Ciências Rurais, é desenvolvido no Laboratório de Geomática, e consiste num sistema computacional integrado que permite a gestão completa da produção agropecuária.
Além do software, cursos de informatização para técnicos e pessoal que lida diretamente com a coleta e cruzamento de dados da produção são oferecidos.
Especificamente na área de programas para aparelhos móveis, o projeto desenvolveu aplicativos para Android, muito leves, que trabalham com georreferenciamento, agricultura de precisão e manejo florestal.
“Sentimos a necessidade de avançar com softwares para o setor florestal. Quase não existem aplicativos para o setor. Olha o avanço: com o celular, o cara pode fazer todos os procedimentos florestais. Ele pode captar armazenar e informações para o trabalho com manejo, explica Giotto.
Os aplicativos para Android também são importantes inovações no ensino. Acadêmicos de ciências rurais, agrárias e florestais podem ter mais acessar a ferramenta no campo e aprender com mais facilidade.
“Para os estudantes, oferecemos um avanço de aprendizagem. Para os profissionais, uma ferramenta simples que agiliza e moderniza o processo”, reitera.
E para o manejo florestal?
O projeto já desenvolveu dois aplicativos específicos para o trabalho de quem lida com florestas: o C7 Relação H/D e o C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas.
Com esses dois aplicativos é possível de forma simples, rápida e com todos os benefícios da mobilidade, captar, registrar e exportar informações sistematizadas para o manejo.
O Relação H/D é responsável pela relação hipsométrica. Ajustando o modelo e inserindo dados de DAP, o programa calcula a estimativa de altura das árvores onde foi estabelecida a relação.
Já o LDFP (Levantamento de Dados – Florestas Plantadas) permite cadastrar espécies e projetos de levantamentos florestais (inventário de florestas plantadas, relação hipsométrica, cubagem de árvores individuais). Também permite cadastrar parcelas de amostra georreferenciadas com informações de local, área e formato além de elementos dendométricos das áreas nas parcelas.
Sucesso imediato
Hoje, o Campeiro é o software mais utilizado em agricultura de precisão. Para se ter nocão da aceitabilidade pelos profissionais, os aplicativos para Android foram lançados há menos de dois meses e já tem mais de 380 downloads.
Os aplicativos florestais tem menos de duas semanas, e já está com mais de 80 downloads.
Giotto afirma que a meta é lançar nos próximos meses mais 10 aplicativos.
Teste dos leitores Painel Florestal
Vamos acompanhar o lançamento de cada um dos aplicativos, e você, é nosso convidado para testar a ferramenta e compartilhar nos comentários a sua percepção sobre a tecnologia.
Na verdade, esse é um convite também estendido pelo Prof. Giotto. Nas palavras do coordenador:
“É importante que profissional opine, faça sugestões. A experiência de cada região é o meio para especializar os aplicativos de modernizar a prática florestal”.
Não fique de fora, teste, opine.
Conheça o projeto Campeiro acessando o site crcampeiro.net.
Para baixar os aplicativos e ler a descrição mais técnica da função de cada aplicativo do Laboratório de Geomática, acesse a loja do Google Play.
Sugestão de leitor
Essa pauta foi sugerida por um leitor. Se você tem interesse ou quer conhecer algum projeto ou tema específico, mande pra nós sua dúvida ou curiosidade. Teremos prazer em pesquisar e trazer informações sobre o assunto pra você. Nosso e-mail? jornalismo@painelflorestal.com.br
O leitor participante é o Joabel Barbieri, engenheiro florestal que tem um blog muito interessante sobre geotecnologias. Conheça o trabalho dele no forestgis.blogspot.com
Fonte: Lairtes Chaves/Painel Florestal
Nenhum comentário:
Postar um comentário