terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Reunião Paranaense de Ciência do Solo – RPCS


     A Reunião Paranaense de Ciência do Solo – RPCS, é um evento técnico-científico promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Estadual Paraná - NEPAR, que tem por objetivo proporcionar a profissionais de instituições públicas ou privadas de ensino, pesquisa ou extensão, de cooperativas, produtores e estudantes, a discussão de problemas, de resultados recentes de pesquisa e de novas tecnologias relacionadas ao uso, manejo e conservação dos solos no Paraná.
     Na sua terceira edição, em 2013, a RPCS será organizada pelo IAPAR, e será realizada no Hotel Sumatra, em Londrina, entre os dias 7 a 9 de Maio. São esperados mais de 500 participantes.
    O Paraná é reconhecido a nível nacional como destaque na produção agropecuária. Para realizar esta atividade com competência, o estado conta hoje com grande número de técnicos da iniciativa pública e privada, extensionistas, pesquisadores e professores que se dedicam à tarefa de gerar e/ou validar e fornecer aos agricultores e pecuaristas, as melhores tecnologias para o exercício da sua atividade, de forma rentável e preservando os recursos naturais. Este tem sido um trabalho de sucesso, mas fruto de investimentos continuados em pesquisa e treinamento de recursos humanos, e também uma forte parceria com todos os outros componentes da cadeia, principalmente os produtores. O sucesso da agropecuária paranaense vem também do bom trabalho realizado por estes técnicos e produtores nas diferentes realidades regionais, manejando com tecnologia os recursos naturais disponíveis. Por essa razão, a III RPCS buscou valorizar este trabalho regional no uso e manejo do solo, trazendo para a discussão, principalmente, técnicos de expressão que tem atuação profissional no estado.
Solo com uma fita métricaEmbora a agricultura paranaense se destaque a nível nacional e internacional, e esteja alcançando bons índices de produtividade e rentabilidade com preservação ambiental em muitas regiões do estado, novos desafios acontecem a cada dia, principalmente quando se deseja o desenvolvimento harmônico do estado, considerando as diferenças e as possibilidades regionais. O estado tem uma grande diversidade edafoclimática, o que exige cada vez mais, dos técnicos e dos agricultores, soluções regionalizadas para que a agricultura praticada aqui continue sendo exemplo para o pais e o mundo. Ao mesmo tempo em que ocorrem no Paraná solos de alta fertilidade, em regiões de condições climáticas e topográficas favoráveis, ocorrem também solos de baixíssima fertilidade, em condições climáticas e de topografia que exigem muita tecnologia para se tornarem produtivos. Todo o empenho da pesquisa e da extensão nos últimos 40 anos mostra que, cada desafio vencido aponta para um desafio a vencer quando se pensa em produzir e preservar. Por isso, o tema escolhido para discussão na III RPCS foi "SISTEMAS CONSERVACIONISTAS DE PRODUÇÃO E SUA INTERAÇÃO COM A CIÊNCIA DO SOLO".
     A Programação técnica da III Reunião Paranaense de Ciência do Solo tratará de assuntos atuais, de conceituação básica ou aplicada mas com implicação direta sob a eficiência dos sistemas agrícolas e a preservação dos solos paranaenses. Serão abordados temas como a qualidade do solo em sistemas sustentáveis de produção, o uso sustentável do solo para a produção florestal, para a produção de pastagens, de plantas perenes e para a produção de grãos. Com foco no solo serão abordados ainda os principais processos de degradação, a questão dos indicadores de qualidade do solo que é tão importante para a avaliação dos sistemas de produção, a dinâmica da matéria orgânica, as tecnologias em uso e as novas que maximizam a eficiência dos recursos biológicos do solo, e o plantio direto. Também será debatido o uso de resíduos no solo como biofertilizantes e sua implicação ambiental. Sistemas de produção altamente tecnológicos como a Integração Lavoura Pecuária Floresta também serão debatidos. Sob a ótica da difusão e transferência de tecnologias, serão debatidos o ensino de solos e os principais entraves para que a inovação no manejo e conservação do solo ocorra.
     Através desta programação esperamos que todos aqueles que participam de atividades ligadas à agropecuária, possam levantar e debater problemas e propor de soluções para o manejo sustentável dos agrossistemas paranaenses, tendo o solo como referência.
     O evento será realizado em três dias consecutivos com duas conferências, uma sessão plenária composta por quatro palestras e uma sessão de pôsteres científicos no primeiro dia; nove painéis temáticos com três contribuições em cada um e outra sessão de pôsteres no segundo dia, e os minicursos e reuniões específicas realizados no terceiro e último dia.
Veja a programação completa no site.
O NEPAR, o IAPAR, seus apoiadores e patrocinadores os aguardam em Londrina para este evento.
Cordialmente.
Comissão Organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário