segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alunos do Cesnors participam de Dia de Campo com Integração Lavoura-pecuária



      
Os alunos do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (Cesnors) participam terça-feira (7) pela manhã, do Dia de Campo na Fazenda Librelotto. Localizada na Linha São Marcos, no município de Boa Vista das Missões, a Fazenda Librelotto, há mais de cinco anos vem trazendo para a propriedade e região, inovações para o meio rural. Através de parcerias com diferentes órgãos públicos e privados, o local proporciona para a cidade e região novidades sobre o Trigo de Duplo Propósito, apresentação do sistema de produção da propriedade (gado de corte), manejo, resultados obtidos e demonstrações das áreas plantadas.
     O Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS), de Palmeira das Missões, também é parceira do Dia de Campo, realizando pesquisas em manejo de adubação de trigo duplo propósito e avaliação de ganho de peso de gado de corte em pastejo de trigo, contribuindo para a busca de melhores resultados para a propriedade.
     A Fazenda do proprietário e administrador Ivonei Librelotto é considerada propriedade modelo pela Embrapa na região, através do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) neste local também, será implantado o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC). O ILP é composto pelo cultivo de diferentes commodities agrícolas em uma mesma propriedade, por meio do sistema de rotação de culturas.
    A adubação é referente à análise de solos, a rotação ocorre com as culturas: milho, soja, milheto, trigo duplo propósito e aveia IPR 126. Durante o inverno, toda a área é cultivada com trigo e aveia, sendo ambas as espécies pastejadas pelo gado de corte. No entanto, o trigo é manejado para colher grãos e parte da área de aveia dessecada para a semeadura do milho. No verão, os animais permanecem no campo nativo.
    Segundo Librelotto, atualmente o sistema possibilita maiores resultados, antes, o método utilizado, proporcionava-lhe rendimentos negativos, hoje, consegue obter maior rentabilidade e lucratividade. Nos últimos três anos, a fazenda adquiriu uma produção média por hectare de: 63,5 sacas de soja, 154 sacas de milho e 39 sacas de trigo duplo propósito, além de produzir 280 kg de carne por hectare, com o gado de corte. Librelotto certifica, que o trigo duplo propósito é um dos principais pilares para a implantação do sistema ILP, juntamente com a rotação de culturas.


  Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário