quarta-feira, 8 de agosto de 2012

JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO ESALQ/USP


DATAS DOS PRÓXIMOS EVENTOS
  • 10 a 14/12/12
     A Agricultura de Precisão tende a deixar de ser um tema complicado e misterioso para ser um conjunto de conceitos necessário a muitos profissionais e passa a ser uma requisição do cliente, que deseja incorporar técnicas de Agricultura de Precisão no seu empreendimento. O domínio das ferramentas envolvidas requer certa dedicação, mas oferece ao profissional um novo horizonte que lhe permite agregar técnicas gerenciais inovadoras e incorpora um novo valor ao seu conhecimento e aos serviços que presta. A ESALQ/USP tem se destacado na pesquisa, ensino e extensão nessa área e esse curso é mais uma das ações que visam difundir o tema, tratando-o de uma forma técnica e abrangente, porém sem lhe conferir complexidade desnecessária.

Realização:Departamento de Engenharia de Biossistemas, LEB - ESALQ - USP.
Instrutor:Prof. J. P. MOLIN
Local:
ESALQ/USP, Piracicaba, SP

Público alvo:
     Profissionais, de preferência com formação em nível superior (consultores, técnicos de empresas, produtores) e que atuem em sistemas de produção agropecuários e florestais.



Objetivo:

     Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial, envolvendo o planejamento, a coleta de dados, a geração de mapas e recomendações e a aplicação localizada de insumos, abordando as recentes inovações associadas ao tema.

Programa:
  • Introdução à agricultura de precisão: conceituação,recentesdesenvolvimentos e novas tendências. 
  • Sistemas de navegação global por satélites: GPS, GLONASS e outros sistemas, funcionamento, composição, fontes de erro, receptores, métodos de correção diferencial, utilização de receptores de navegação em aplicações agrícolas, programas computacionais para conexão, carga e descarga de dados. 
  • Sensoriamento direto e remoto: estado da arte em sensores, sensoriamento remoto e suas aplicações para avaliar a variabilidade em lavouras. 
  • Monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo: amostragem para a análise de características físicas e químicas do solo, métodos de amostragem, conceitos básicos de geoestatística para modelagem da variabilidade espacial, interpolações. 
  • Mapeamento da produtividade das culturas: monitores de produtividade, mapas de produtividade, uso dos mapas no gerenciamento das lavouras. 
  • Sistemas de aquisição e processamento de dados utilizando microcomputadores portáteis e programas dedicados. 
  • Sistemas de Informação Geográfica – SIG: definições, SIG para agricultura de precisão, análise e organização de dados em mapas. 
  • Aplicação localizada de insumos: análise de dados e tomada de decisões, estratégias de ação, modos de operação, equipamentos para a aplicação em taxas variáveis. 
  • Uso de GPS como guia para aeronaves agrícolas e aplicações terrestres em faixas (barra de luz), sistemas de esterçamento autônomo (piloto automático).
  • Contato com o mercado: apresentação de produtos, soluções e serviços por parte das empresas do setor.
Carga horária:
      50 h (aulas em sala, exercícios e atividades de campo)
Horário:
     O conteúdo das Jornada de AP é extenso, mas a carga horária é compatível. No entanto, exige dedicação, pois as atividades se estendem por cinco, das 08:00 às 19:15, de segunda a sexta-feira, com intervalos limitados para lanches e almoço.
Material:
      É fornecido material impresso (livro) e cópia de todos os conteúdos apresentados em CD.

                            
                                                    



Mais informações sobre inscrições e valores, favor entrar em contato com a FEALQ (www.fealq.org.br), ou falar com a Maria Eugenia (cdt@fealq.org.br ou             19 34176604      )

Nenhum comentário:

Postar um comentário