sábado, 25 de agosto de 2012

Coopertradição e os novos caminhos na agricultura de precisão


    As perspectivas para a Agricultura de Precisão são positivas, com possibilidades de aumento da precisão na obtenção dos resultados que contribuem para a variabilidade nas áreas agrícolas.


  O agronegócio, nos dias atuais, exige cada vez mais a excelência na tomada de decisões. Desperdícios e ineficiência diminuem os lucros e, principalmente, a vantagem competitiva. As rápidas transformações que a moderna agricultura vem sofrendo nas últimas décadas tornaram-na uma atividade altamente competitiva. Com isto o agronegócio exige dos produtores rurais um alto grau de especialização e de profissionalismo, visando aumentar a capacidade gerencial das empresas rurais.
  
   
   Associado a esta capacidade administrativa está à capacidade do produtor de coletar dados e informações relativas à sua área produtiva, com o claro objetivo de adaptar novas tecnologias a sua realidade. Isto em função dos constantes riscos a que o produtor está exposto e que definem o sucesso da produção agrícola. Desta forma, é fundamental ao moderno produtor rural ter eficiência na aplicação dos recursos disponíveis, como forma de assegurar o sucesso em sua atividade. Assim, a obtenção de informações sobre os fatores que interagem na lavoura e de como se pode maximizar os seus efeitos é crucial.

   A Coopertradição sempre em busca da apresentação de novas tecnologias que aumentem a eficiência dos produtos e das práticas agrícolas, e ainda dos processos utilizados no agronegócio, apresenta em caráter experimental um projeto piloto de agricultura de precisão. Através de uma parceria realizada com a empresa CERES, serão realizadas coletas, formação de mapas de correção e aplicação de calcário e outros fertilizantes com equipamentos em taxa variável.

   As vantagens deste sistema são de possibilitar um melhor conhecimento do campo de produção, permitindo, desta forma a tomada de decisões melhor embasadas, como:
a) Ter-se uma maior capacidade e flexibilidade para a distribuição dos insumos naqueles locais e no tempo em que são mais necessários, minimizando os custos de produção;
b) Uniformidade na produtividade é alcançada pela correção dos fatores que contribuem para sua variabilidade obtendo-se, com isto, um aumento global da produtividade;
c) Aplicação localizada dos insumos necessários para sustentar uma alta produtividade contribui com a preservação do meio ambiente, já que estes insumos são aplicados somente nos locais, quantidades e no tempo necessário. Além disto,  a agricultura de precisão propicia grandes benefícios para os seus usuários, tais como:
- Redução do grave problema do risco da atividade agrícola;
- Redução dos custos da produção;
- Tomada de decisão rápida e certa;
- Controle de toda situação, pelo uso da informação;
- Maior produtividade da lavoura;
- Mais tempo livre para o administrador;
- Melhoria do meio ambiente pelo menor uso de defensivo.

    As perspectivas para a Agricultura de Precisão são positivas, com possibilidades de aumento da precisão na obtenção dos resultados que contribuem para a variabilidade nas áreas agrícolas. As tecnologias sempre demandam ferramentas agronômicas de produção mais desenvolvidas e o sucesso da sua aplicação depende do entender agronômico do sistema de produção que se administra. Nesse caso, o conhecimento agronômico e bom senso fazem a diferença.


Fernando Bernardi
http://www.coopertradicao.com.br/noticias/index/id/142

Nenhum comentário:

Postar um comentário