Pequenos produtores de Mato Grosso do Sul buscam mais informações para investir em Agricultura de Precisão (AP), e com isso aumentar produção e melhorar o rendimento da lavoura.
Os seminários de AP realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR serviram de vitrine para que muitos produtores pudessem conhecer um pouco mais sobre este sistema de gerenciamento agrícola. Para alguns, este foi o primeiro contato com Agricultura de Precisão.
O engenheiro agrônomo e produtor rural Nery Augusto de Mattos Ancel, pouco sabia sobre agricultura de precisão até participar do seminário realizado em Maracaju (MS), um dos 10 polos da agropecuária brasileira definidos para a primeira etapa da série. “Foi interessante, tive contato com agricultores que utilizam essa tecnologia há algum tempo e vi que já existem resultados positivos”, afirma.
Apesar de não utilizar a agricultura de precisão na propriedade de 228 ha, dos quais 130 são dedicados ao cultivo de soja e milho safrinha, Ancel acredita que fazer o gerenciamento da produção pode ajudá-lo a aproveitar melhor a área plantada e assim aumentar a renda e reduzir os gastos com insumos. Além do custo-benefício, outra vantagem de usar AP é a preservação ambiental, fundamental, segundo o engenheiro agronomo, já que existe uma grande área de preservação permanente dentro da sua propriedade.
Ancel sugere que uma maneira interessante de abordar o tema com pequenos proprietários seria por meio de cursos e workshops para mostrar na prática, as técnicas de implementação da AP na propriedade. “Seminários como este são bons, mas geralmente são para pessoas com certo nível de conhecimento do assunto. Por meio de um curso, nós, pequenos produtores, teríamos contato mais direto com a tecnologia”, explica.
O superintendente do SENAR/MS, Clodoaldo Martins, acredita que as tecnologias da Agricultura de Precisão auxiliam o produtor rural no monitoramento e na gestão da propriedade e podem ser úteis mesmo em pequenas propriedades.
Para atender essa demanda, o SENAR já investe em cursos de capacitação em Agricultura de Precisão. As regionais do Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia oferecem cursos na área, para capacitar produtores rurais no uso de equipamentos e manutenção de aparelhos como GPS e monitores de colheita.
Por Equipe de Comunicação Digital • Postado em Seminários de Agricultura de Precisão • TaggedAgricultura de Precisão, AP, SENAR, SENAR/MS • Seja o primeiro a comentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário