sábado, 24 de novembro de 2012

SENAR NA JORNADA DE AP


Com a crescente demanda por agricultura de precisão, os eventos e treinamentos na área também estão se multiplicando. Com o intuito de atualizar os conhecimentos na área, o SENAR vai participar da XX Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz vinculada à Universidade de São Paulo (USP/ESALQ).
“Com o sucesso dos seminários a próxima etapa do nosso programa de Agricultura de Precisão são os treinamentos. Para atender melhor o produtor rural com as novas tecnologias, precisamos estar sempre atualizados”, explica o técnico do SENAR Igor Borges, que vai participar da jornada, em Piracicaba, de 10 à 14 de dezembro.
A Jornada de Atualização em AP acontece duas vezes por ano, em julho e dezembro, e permite que profissionais ligados ao setor possam debater os conceitos associados à AP. “Esse treinamento é de uma semana e diariamente, por 10 horas, os participantes compartilham os conhecimentos no assunto. É dirigido para pessoas que já estão minimamente envolvidas no tema como consultores e profissionais de extensão. Os conceitos são bem aprofundados”, revela o professor do LEB, José Paulo Molin.
Durante o evento, as discussões vão abordar as inovações que compõem o conjunto de técnicas para gerenciamento das lavouras, como os sistemas de navegação por satélites, sistemas de informação geográfica, mapeamento da produtividade das culturas, monitores e sensores de análise de dados e tomada de decisão e mecanização da aplicação localizada de insumos.
“A gente vivencia a expectativa das pessoas quando chegam lá. Chegam com a expectativa de começar a entender do assunto e a oferecer serviços na área. Há uma troca de experiências e opiniões muito grande. É uma oportunidade única no Brasil (não há outras do tipo no País) porque reunimos um grupo de pessoas envolvidas diretamente com agricultura de precisão. Cada edição é uma experiência nova e muito gratificante”, observa José Molin.
A jornada de atualização em AP realizada pela ESALQ tem vagas limitadas, 36 ao todo. Os debates são conduzidos por profissionais predominantemente da casa, que apresentam estudos de caso nos assuntos em pauta na área atualmente.
O evento acontece no Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ das 8h às 19h15, na sede da ESALQ, em Piracicaba, São Paulo. Inscrições pelos siteswww.agriculturadeprecisao.org.br e www.fealq.org.br

Por Equipe de Comunicação Digital • Postado em Seminários de Agricultura de Precisão • Tagged • Seja o primeiro a comentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário