Durante o seminário, especialistas na área apresentaram temas com o propósito de difundir os resultados de pesquisas feitas com a Agricultura de Precisão. O primeiro tema foi “Agricultura de Precisão: Base Conceitual”, ministrado pelo pesquisador Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação. O segundo assunto foi “Situação e Tendências Futuras”, pelo professor José Molin, da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e o terceiro tema, sobre “Manejo de Lavouras de Alto Rendimento: Experiências de Produtores”, pelo professor Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria.
O caso de sucesso regional foi apresentado pelo conselheiro da APPA (Associação Para Pesquisas Agrícolas), Cláudio Consonni. Ele destacou a experiência da entidade em cinco anos de utilização da Agricultura de Precisão. “Começamos com uma área pequena e hoje, já atingimos 45% das áreas de propriedades associadas”, comentou.
O chefe da Divisão Técnica do SENAR-RS, João Augusto Telles, falou sobre o Programa de Agricultura de Precisão que será desenvolvido em todo o país, em sete módulos. “Os nossos objetivos são desenvolver competências técnicas para que haja a melhoria da gestão nas propriedades com o monitoramento e análise de resultados alcançados”, comentou.
Conheça a opinião de alguns dos participantes do seminário em Patos de Minas.
“Foi um evento de grande qualidade principalmente pela experiência e conhecimento dos palestrantes. Pude constatar que o produtor necessita estar atento a esta tecnologia, para ter um acompanhamento mais detalhado da atividade no campo, através da Agricultura de Precisão” – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tiros, Ivan Pereira Nunes.
“O Seminário aconteceu num momento muito pertinente. Pode-se ver que não é um bicho de sete cabeças. A partir da adoção desta tecnologia consegue-se, pela análise de dados específicos, melhorar a qualidade da produção e a produtividade. Os palestrantes mostraram total conhecimento para responder os questionamentos dos participantes” – Agrônomo e engenheiro ambiental em João Pinheiro, Wellyngton Antônio Rocha Peres
“Foi uma excelente oportunidade, para disseminar informações para quem tem interesse em adotar esta tecnologia, como é o meu caso. Veio realmente, desmistificar o que é Agricultura de Precisão” – Produtor rural e diretor de Sindicato de Produtores Rurais de Patos de Minas, José Augusto Alves.
“A Agricultura de Precisão é relativamente nova, na região. O fato de uma instituição de credibilidade como o SENAR promover esse seminário só torna o evento mais relevante, até mesmo para as empresas que já atuam com AP” – Gerente Regional do SENAR Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.
O evento contou com a participação de caravanas de lideranças, técnicos, produtores rurais e estudantes de diversos municípios mineiros.
Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
www.senarminas.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário